MUNDO PERFEITO NO ALKANTARA FESTIVAL
O MUNDO PERFEITO NO ALKANTARA
No Alkantara festival, o Mundo Perfeito apresenta o espectáculo "Yesterday's Man", de Tiago Rodrigues, Rabih Mroué e Tony Chakar nos dias 27, 28, 29 e 30 de Maio, sempre às 19h, no teatro da Politécnica.
YESTERDAY’S MAN resulta do primeiro encontro artístico entre Tiago Rodrigues e o encenador, actor e autor libanês Rabih Mroué, a convite de Alkantara e no âmbito do projecto Sites of Imagination. A esta dupla juntaram-se o arquitecto e escritor libanês Tony Chakar e o cenógrafo e desenhador de luzes belga Thomas Walgrave. YESTERDAY’S MAN estreou em Girona e foi apresentado em Lisboa, Cagliari, Marselha e Liubliana.
APRESENTAÇÕES DE WORKSHOPS DO PROJECTO ESTÚDIOS
Ainda no âmbito da parceria entre Mundo Perfeito e Alkantara para o projecto ESTÚDIOS, serão feitas apresentações públicas do resultado final dos workshops dirigidos pelo coreógrafo congolês Faustin Linyekula (que apresenta o espectáculo "Dinozord" no Alkantara Festival) e por Pavol Liska e Kely Copper, directores artísticos dos Nature Theatre of Oklahoma (que apresentam o espectáculo "No Dice" no Alkantara Festival).
A FESTA DE FAUSTIN
Workshop dirigido por Faustin Linyekula
Apresentação pública do trabalho a 29 de Maio, às 23H, Espaço Land
(R. Nova do Carvalho, 77 – 2º andar, Cais do Sodré)
O coreógrafo Faustin Linyekula é uma das mais importantes figuras das artes no Congo. Tendo começado a sua carreira no teatro, o que viria a marcar a sua criação coreográfica, Linyekula desenvolveu a sua carreira de coreógrafo na Europa, colaborando com alguns dos mais interessantes projectos da dança contemporânea. Naquilo que foi classificado como uma “escolha de resistência”, abandona o seu percurso europeu e regressa ao Congo para fundar o Studio Kabako. Com essa estrutura, tem criado as suas obras nos últimos anos, criando um espaço artístico inovador no seu país natal e continuando a fazer digressão na Europa, nomeadamente no Festival de Avignon, onde a sua mais recente peça foi apresentada.
A FESTA DE PAVOL E KELLY
Workshop dirigido por Pavol Liska e Kelly Copper
Apresentação pública do trabalho a 1 de Junho, às 19H, no Teatro Maria Matos
O eslovaco Pavol Liska e a norte-americana Kelly Copper são os directores artísticos e encenadores da companhia Nature Theatre of Oklahoma. Com mais de uma década de existência, esta companhia afirmou-se como um dos mais originais projectos de teatro contemporâneo nos Estados Unidos, tendo apresentado o seu trabalho à escala global. No seu repertório podemos encontrar adaptações de autores clássicos como Tchekov ou Odon von Horvath e também criações a partir de textos inéditos ou gravações de conversas reais, numa diversidade de fontes que contribuem para uma obra onde tanto a crítica como o público reconhecem uma capacidade invulgar de dissecar o funcionamento das sociedades ocidentais.