mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

24.9.08

A criação artística nos sistemas de reinserção social

Hoje, quarta-feira, dia 24 de Setembro, realiza-se no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian um Seminário onde, a partir do Projecto «Reinserção pela Arte», será debatido o lugar da criação artística nos sistemas de reinserção social. Cláudia Gaiolas, actriz, e Tiago Rodrigues, actor, dramaturgo e director artístico do Mundo Perfeito são dois dos participantes.


«Reinserção pela Arte» é um projecto-piloto de natureza experimental, desenvolvido em centros educativos de reinserção social, iniciado em Junho 2006 e terminado em Junho de 2008. O projecto foi promovido pela Fundação Gulbenkian, em colaboração com a Direcção-Geral de Reinserção Social, em três Centros Educativos da área da grande Lisboa: Centro Educativo Navarro de Paiva, em Benfica, Centro Educativo da Bela Vista, na Graça e Centro Educativo Padre António Oliveira, em Caxias. Teve como objectivo desenvolver a descoberta de novas estratégias de abordagem de educação dos jovens para a cidadania; contribuir para o combate ao insucesso escolar, reconhecendo a educação de uma forma mais abrangente; promover o contacto com as diversas formas de expressão artística, sensibilizando-os para outros domínios estéticos; favorecer a descoberta de novas aptidões e competências, promovendo a sua auto-estima e perspectivando saídas profissionais alternativas. O projecto tem como objectivo contribuir para a inserção social dos jovens, combatendo a estigmatização.

O Seminário tem início às 09h30 com intervenções de Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Gulbenkian, Leonor Furtado Directora-Geral de Reinserção Social e José Conde Rodrigues, Secretário de Estado Adjunto e da Justiça. Participam ainda neste Seminário Jorge Barreto Xavier (ex-Coordenador do projecto «Reinserção pela Arte» e Director-Geral das Artes), bem como os artistas e criadores que estiveram envolvidos no projecto: Rui Horta, Fernando Mora Ramos, Madalena Vitorino, Rui Júnior, António Louro e José Niza, Cláudia Gaiolas, Tiago Rodrigues e Teresa Garcia. Jeremy Weller, Director Artístico do Grass Market Project, uma companhia de teatro inglesa que aborda temas ligados à exclusão social, também dará o seu testemunho. Na sessão de encerramento estarão presentes Jorge Pedreira, Secretário de Estado Adjunto e da Educação e Rogério Canhões, Subdirector-Geral de Reinserção Social. A entrada é livre.