mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

18.5.04

O tabaco não compensa

Julgo que é uma história real que aconteceu há pouco tempo. Foi-me contada como tal. No entanto, também dá um óptimo mito urbano. Aqui vai.

Nos E.U.A., um homem compra uns charutos raros e muito caros. Decide fazer um seguro sobre os charutos. A apólice da empresa seguradora prevê uma indemnização milionária caso algo aconteça aos charutos. O nosso homem sai da seguradora e a primeira coisa que faz é chegar a casa e fumar os charutos.
De seguida, vai à seguradora e explica que os charutos arderam e exige a sua indemnização. Como é óbvio, a seguradora recusa-se a pagar-lhe embora a apólice previsse uma indemnização no caso de incêndio. O caso vai para tribunal e, depois de muitas reviravoltas, o nosso homem acaba por ganhar o processo. A seguradora é obrigada a pagar-lhe umas boas centenas de milhares de dólares.
Até aqui a história é suficientemente rocambolesca e o nosso homem já provou ser um vigarista com massa cinzenta. No entanto, será surpreendido pela criatividade da equipa jurídica da seguradora. No dia seguinte a ter ganho o processo em tribunal, o nosso homem é preso. Os agentes têm um mandato de captura. Ao que parece, a empresa seguradora apresentou uma queixa crime contra o nosso homem, acusando-o de fogo posto. O homem foi julgado por ter queimado vários charutos e acabou por ser considerado culpado como perigoso incendiário. Cumpriu um ano de prisão.

Europa em Maio

Os últimos 15 dias foram passados em mais uma digressão em França com o espectáculo “Les Antigones”, da companhia STAN. Por isso o blogue está por actualizar desde o início do mês. Passámos por Saint Nazaire, Le Mans e Perpignan (a belíssima catalã francesa!). Terminou assim a itinerância gaulesa deste espectáculo criado em 2001, em Toulouse, com a cumplicidade da equipa do Thêatre de la Garonne e em co-produção com o Festival de Outono de Paris.
Foi uma aventura de três anos, com mais de oitenta noites de exibição em França, Bélgica, Noruega, Suécia e Portugal. Amanhã partimos para Berlim, onde faremos duas exibições da versão inglesa “2Antigone”, no Hebbeltheater.
É possível que, para o ano, façamos digressão com a versão francesa do espectáculo, em Marrocos. No entanto, estas duas noites de Berlim vão ser a despedida europeia das Antígonas. Foram três anos em que, fazendo parte da equipa deste espectáculo, me senti quase europeu. Artisticamente e como cidadão. E foram três anos que me decidiram a fazer o que for possível e necessário para que um dia, a médio ou longo prazo, consiga também sentir-me europeu a trabalhar em Portugal.

1.5.04

Gouveia

Amanhã, dia 2 de Maio, às 21h30 no cineteatro de Gouveia, o Mundo Perfeito apresenta "Stand-up Tragedy", de Luís Filipe Borges e Nuno Costa Santos.

1 de Maio

Passeio pela Amadora e noto que, apesar ser Dia do Trabalhador, todos os cafés estão abertos. Todos, excepto o café onde eu queria tomar o pequeno almoço. Dou com a porta fechada. E percebo porque é que costumo ir lá.