mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

18.5.04

O tabaco não compensa

Julgo que é uma história real que aconteceu há pouco tempo. Foi-me contada como tal. No entanto, também dá um óptimo mito urbano. Aqui vai.

Nos E.U.A., um homem compra uns charutos raros e muito caros. Decide fazer um seguro sobre os charutos. A apólice da empresa seguradora prevê uma indemnização milionária caso algo aconteça aos charutos. O nosso homem sai da seguradora e a primeira coisa que faz é chegar a casa e fumar os charutos.
De seguida, vai à seguradora e explica que os charutos arderam e exige a sua indemnização. Como é óbvio, a seguradora recusa-se a pagar-lhe embora a apólice previsse uma indemnização no caso de incêndio. O caso vai para tribunal e, depois de muitas reviravoltas, o nosso homem acaba por ganhar o processo. A seguradora é obrigada a pagar-lhe umas boas centenas de milhares de dólares.
Até aqui a história é suficientemente rocambolesca e o nosso homem já provou ser um vigarista com massa cinzenta. No entanto, será surpreendido pela criatividade da equipa jurídica da seguradora. No dia seguinte a ter ganho o processo em tribunal, o nosso homem é preso. Os agentes têm um mandato de captura. Ao que parece, a empresa seguradora apresentou uma queixa crime contra o nosso homem, acusando-o de fogo posto. O homem foi julgado por ter queimado vários charutos e acabou por ser considerado culpado como perigoso incendiário. Cumpriu um ano de prisão.