mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

24.9.08

"A PARTIR DE AMANHÃ" EM ÉVORA

25 de Setembro, 21h30, Bar do Hotel da Cartuxa, Évora
Integrado no festival Escrita na Paisagem


A PARTIR DE AMANHÃ
Interpretação Cláudia Gaiolas
Texto Tiago Rodrigues

“A partir de amanhã” é um espectáculo encenado e interpretado por Cláudia Gaiolas, a partir dum texto inédito de Tiago Rodrigues, escrito em colaboração com a actriz. Explorando as noções tão contemporâneas de tempo, da sua gestão e organização, este espectáculo pretende tratar o tempo também como uma utopia. Em última análise, o tempo é a grande utopia contemporânea no mundo ocidental e globalizado tecnologicamente.



“A partir de amanhã” é a história de uma mulher que imagina a sua agenda a partir do dia em que está a falar com o público. Se o espectáculo acontece a 12 de Junho, a protagonista desta história contar-nos-á a sua vida, dia a dia, a partir do dia 13 de Junho. Esse território inóspito e pragmático que é a agenda, torna-se assim um espaço de sonho, esperança, humor e frustração.

Ao imaginar a sua agenda futura, esta mulher faz um retrato de si própria, mas também de quem ela gostaria de ser e de quem ela sabe que nunca conseguirá ser. Alcançar a felicidade é o compromisso que está marcado para as 10h de terça, mas às 14h do mesmo dia continua a ser necessário entregar o modelo 3 do IRS.

A criação artística nos sistemas de reinserção social

Hoje, quarta-feira, dia 24 de Setembro, realiza-se no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian um Seminário onde, a partir do Projecto «Reinserção pela Arte», será debatido o lugar da criação artística nos sistemas de reinserção social. Cláudia Gaiolas, actriz, e Tiago Rodrigues, actor, dramaturgo e director artístico do Mundo Perfeito são dois dos participantes.


«Reinserção pela Arte» é um projecto-piloto de natureza experimental, desenvolvido em centros educativos de reinserção social, iniciado em Junho 2006 e terminado em Junho de 2008. O projecto foi promovido pela Fundação Gulbenkian, em colaboração com a Direcção-Geral de Reinserção Social, em três Centros Educativos da área da grande Lisboa: Centro Educativo Navarro de Paiva, em Benfica, Centro Educativo da Bela Vista, na Graça e Centro Educativo Padre António Oliveira, em Caxias. Teve como objectivo desenvolver a descoberta de novas estratégias de abordagem de educação dos jovens para a cidadania; contribuir para o combate ao insucesso escolar, reconhecendo a educação de uma forma mais abrangente; promover o contacto com as diversas formas de expressão artística, sensibilizando-os para outros domínios estéticos; favorecer a descoberta de novas aptidões e competências, promovendo a sua auto-estima e perspectivando saídas profissionais alternativas. O projecto tem como objectivo contribuir para a inserção social dos jovens, combatendo a estigmatização.

O Seminário tem início às 09h30 com intervenções de Eduardo Marçal Grilo, Administrador da Fundação Gulbenkian, Leonor Furtado Directora-Geral de Reinserção Social e José Conde Rodrigues, Secretário de Estado Adjunto e da Justiça. Participam ainda neste Seminário Jorge Barreto Xavier (ex-Coordenador do projecto «Reinserção pela Arte» e Director-Geral das Artes), bem como os artistas e criadores que estiveram envolvidos no projecto: Rui Horta, Fernando Mora Ramos, Madalena Vitorino, Rui Júnior, António Louro e José Niza, Cláudia Gaiolas, Tiago Rodrigues e Teresa Garcia. Jeremy Weller, Director Artístico do Grass Market Project, uma companhia de teatro inglesa que aborda temas ligados à exclusão social, também dará o seu testemunho. Na sessão de encerramento estarão presentes Jorge Pedreira, Secretário de Estado Adjunto e da Educação e Rogério Canhões, Subdirector-Geral de Reinserção Social. A entrada é livre.

15.9.08

A FESTA no Teatro Municipal da Guarda

20 de SETEMBRO, 21h30, TEATRO MUNICIPAL DA GUARDA



criação colectiva | texto Filipe Homem Fonseca, Nelson Guerreiro e Tiago Rodrigues | interpretação Cátia Pinheiro, Cláudia Gaiolas, Joaquim Horta, Marcello Urgeghe, Rita Blanco, Tiago Rodrigues e Tónan Quito | cenário e desenho de luz Thomas Walgrave | produção, adereços e fotografia Magda Bizarro | assistente de produção e adereços Moirika Reker | produção Mundo Perfeito e Teatro Maria Matos | em co-produção com Festival de Almada 2008, Alkantara Festival, CAPa e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

5.9.08

YESTERDAY'S MAN - BRUXELAS/BRUSSELS

KAAITHEATER, Bruxelas / Brussels (BE)
11/09/08 - SPOKEN WORD FESTIVAL
www.kaaitheater.be



Um espectáculo de / A performance by RABIH MROUÉ, TIAGO RODRIGUES e TONY CHAKAR
Com / With TIAGO RODRIGUES
Cenário e desenho de luzes / Set and light design THOMAS WALGRAVE
Co-produção / Co-production MUNDO PERFEITO, ALKANTARA