mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

6.6.04

Palavras incontornáveis

"Incontornável" é talvez uma das palavras mais em voga nos últimos anos. Começou na comunicação social (leia-se, televisão) rapidamente transbordando para as ruas. Terá começado em ruas mais bem frequentadas e, súbito, tornou-se uma palavra "incontornável", passando desde aí a visitar qualquer rua de qualquer bairro.
Deve haver um estudo sobre este fenómeno das palavras e expressões que viram moda. Gostava de o conhecer. Estou francamente interessado no tema.
Durante uns tempos, falou-se muito da "reportagem possível". "Esta foi a reportagem possível", diria a jornalista por estar a chover ou o entrevistado ter tido um súbito ataque de gaguez. Mas julgo que, depois do Carlos Fino ter sido atacado no Iraque e a Maria João Ruela ter levado um tiro, a "reportagem possível" ganhou novos contornos.
No entanto, verifico que há uma nova palavra da moda. Desta feita, não nasceu na televisão. Se não me engano no roteiro, começou a ser muito repetida na blogosfera e começa agora a ter um grau de incidência bastante elevado na imprensa. A palavra é "despiciendo".

As palavras incontornáveis são sinais dos tempos, o que não é despiciendo, é apenas a reportagem possível.