mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

3.6.04

A cruel conclusão da aula de Évora

Fui ontem a Évora dar uma aula a um grupo de alunos do curso de Estudos Teatrais da Universidade de Évora, amavelmente convidado pelo Prof. José Alberto Ferreira, organizador do seminário. Tive a oportunidade de falar e responder a perguntas sobre a minha colaboração regular com a companhia belga STAN e sobre os meus projectos de teatro, de televisão e de escrita em Portugal. Em suma, (vaidade das vaidades!) durante 3 horas fui objecto de estudo de um grupo de universitários.

Além dos prós e contras óbvios de me explanar sobre o meu percurso (aborreço-me a mim próprio com extrema facilidade), esta aula teve um aspecto muito interessante. Ignoro se foi um instrumento realmente válido para a aprendizagem do grupo de pessoas que estava naquela sala comigo. No entanto, levou-me a uma conclusão cruel e lúcida. É o tipo de conclusão a que um balanço de vida, se for feito honestamente, acaba sempre por levar. De todos os projectos artísticos ou da área da comunicação em que já estive envolvido, os únicos que suscitaram o interesse dos estudantes foram aqueles que nunca me serviram para pagar a renda de casa.