mundo perfeito

blogue do mundo perfeito - página principal em www.mundoperfeito.pt

1.6.06

WORKSHOPS NO TEATRO MARIA MATOS EM JULHO

Workshop de escrita para teatro por Filipe Homem Fonseca

Workshop de Interpretação por Tiago Rodrigues


Filipe Homem Fonseca dirige uma workshop vocacionada para quem queria desenvolver técnicas de escrita para teatro, numa abordagem que privilegia a escrita em colaboração com os actores e restantes elementos que participam da criação teatral. Tiago Rodrigues desenvolve um trabalho dirigido a estudantes de teatro e jovens actores, partilhando a sua experiência de trabalho de actor sem encenação, onde o conceito de «jogo» em palco é fundamental. À semelhança do processo de trabalho do espectáculo URGÊNCIAS 2006, em que o diálogo entre autores e actores é essencial, os alunos da duas workshops terão que colaborar, com vista à construção de um objecto artístico comum. O resultado final será apresentado publicamente no Teatro Maria Matos.

Filipe Homem Fonseca
Em teatro, é autor da peça “Azul a Cores”, estreada já em 2006 no Teatro da Trindade, e participou na primeira edição das Urgências. Argumentista e sócio das Produções Fictícias, é co-autor do programa diário Contra Informação e de outros projectos televisivos como Bocage, Herman Enciclopédia, Sociedade Anónima, Paraíso Filmes e Conversa da Treta, entre outros. Escreveu o documentário Curiua­‑Catu, filmado na Amazónia. É autor da ideia original, argumento e diálogos do telefilme Só por Acaso, única presença portuguesa no Prix Europa Festival de Berlim de 2004. Escreveu a curta metragem Sem Respirar e prepara-se para realizar a curta metragem da sua autoria Nem Parece Verdade.

Tiago Rodrigues
Desde 1998, Tiago Rodrigues trabalha com a companhia belga tg STAN, um dos mais conceituados colectivos do teatro contemporâneo europeu, onde tem interpretado e co-criado diversos espectáculos em francês e inglês, apresentados em países como Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Alemanha, Áustria, Eslovénia e Portugal. Em 2003, criou o Mundo Perfeito, através do qual tem desenvolvido projectos em Portugal.
A sua actividade internacional também passa pelo ensino, sendo professor de teatro convidado da escola de dança contemporânea PARTS, em Bruxelas, dirigida pela prestigiada coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, da companhia Rosas. Lecciona também em Portugal, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e no Balleteatro.

Teatro Maria Matos, 10 a 30 de Julho:

Workshop de escrita para teatro (22 horas) – de 2ª e 6ª das 11h00 às 13h30 e 4ª das 14h00 às 16h30

Workshop de Interpretação (45 horas) – de 2ª a 6ª das 10h00 às 13h00

Inscrições de 5 a 14 de Junho

Limite de participantes: 12 por workshop

Preço de Inscrição:
Workshop de escrita para teatro: €100,00 (IVA incluído)
Workshop de Interpretação: €120,00 (IVA incluído)

Envie o seu currículo e dados de contacto (nome, morada, e-mail, telefone e telemóvel), indicando a workshop em que quer participar, para:

A/c Sofia Oliveira
Projecto “Urgências 2006”
Tv. Fábrica dos Pentes, 27- r/c ou sofiaoliveira@producoesficticias.pt
1250-105 Lisboa

Nota: Os candidatos seleccionados serão informados até ao dia 20 de Junho e terão de efectuar o pagamento da inscrição até ao dia 26 de Junho, caso contrário serão automaticamente excluídos.

Em caso de dúvida, por favor contacte Magda Bizarro através do e-mail geral@mundoperfeito.pt ou telemóvel 966464069

Workshops associadas ao espectáculo “Urgências 2006”

Uma iniciativa Mundo Perfeito e Produções Fictícias em colaboração com Maria Matos Teatro Municipal